CABEAMENTO ESTRUTURADO
CABEAMENTO ESTRUTURADO
O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado baseia-se na disposição de uma rede de cabos, com integração de serviços de dados e voz, que facilmente pode ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de cabeamento, para prover um caminho de transmissão entre pontos da rede distintos. Um Sistema de Cabeamento Estruturado EIA/TIA 568C é formado por sete subsistemas.
1 - Entrada do Edifício
2 - Sala de Equipamentos
3 - Backbone
4 - Armário de Telecomunicações
5 - Cabeamento Horizontal
6 - Área de Trabalho
7 - Administração do Sistema
FTTx e REDES PON
Solução FTTx é um termo genérico para designar arquiteturas de redes de transmissão de alto desempenho, baseadas em tecnologia óptica. São redes totalmente passivas também designadas por PON - Passive Optical Network. De maneira geral, a partir da Central - CO/Central Office, o sinal é transmitido por uma rede óptica onde em uma região mais próxima aos assinantes, este é dividido e posteriormente encaminhado às respectivas (ONTs - Optical Network Terminal) localizadas nos respectivos assinantes.
Rede óptica passiva (PON): é uma rede óptica ponto-multiponto que viabiliza o compartilhamento de uma única fibra óptica entre diversos pontos finais, os usuários. Não existem elementos ativos entre o equipamento do provedor de acesso OLT e o CPE instalado junto ao equipamento de aplicação do usuário. Desta forma, esta solução provê uma clara economia nos custos de operação, manutenção e implementação. Também a solução PON pode ser implementada por uma fração dos custos das redes ópticas ponto-a-ponto tradicionais.
A Horus disponibiliza uma linha completa de produtos para a implantação de redes baseadas nas tecnologias FTTx e PON.